O Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva de mudar a lógica da assistência curativa para o modelo de atenção integral, vem ao longo dos anos investido na Atenção Primária em Saúde, tendo a Saúde da Família como estratégia para reorganizar a Atenção Básica. Os sistemas de saúde no mundo são diversos, alguns têm preconizado a Atenção Primária em Saúde, porém cada país tem modelo próprio.
As atribuições da Estratégia de saúde da família são norteadas por ações que visam a humanização da pessoa de forma imparcial e isenta, buscando a acessibilidade para todos por meio da participação social. Nesse sentido, através desse processo de percepção e evolução, na década dos anos 90, mais especificamente em 1994, foi criado o Programa Saúde da Família (PSF), estruturado na atenção primária se abstendo da visão de prevalecer apenas o modelo de ações não curativas, estabelecendo-se assim, uma atenção primária.
A partir de então, passa-se concentrar na família e na integralidade da atenção proposta, sendo coordenada dentro do próprio sistema da orientação e a participação comunitária, observado a competência cultural de cada um de seus profissionais. Momento este que desenvolve-se como atributos essenciais, o primeiro contato do indivíduo com o sistema de saúde, tendo maior amplitude assistencial, além da integralidade dos serviços prestados. Desta forma é estabelecido e adotado como características comum a todos os profissionais do sistema, a participação, a territorialização do processo, a responsabilização pela população longínqua de forma a garantir a integralidade da atenção na busca ativa; notificação de doenças e agravos de notificação compulsória, etc.
No que refere-se à atenção primária à saúde, não se trata desse modelo apenas no Brasil. Existem outros países que o adotam, como por exemplo, muitos países pertencentes à União Européia e, também a própria Inglaterra, este último especificamente, o modelo adotado é bem parecido com o do Brasil. Dentro do âmbito de prevenção assistencial, por meio da equidade e integralidade, este programa é reconhecidamente de suma importância. A prova disso é que vários países chegam a importar o modelo brasileiro tendo em vista a sua eficácia, fazendo com que o SUS seja o maior programa de saúde pública no mundo.